Desmotivado na vida profissional?

Essas são 5 razões que podem estar te desmotivando na vida profissional

Desmotivação é um veneno em qualquer área da vida, mas no campo profissional podemos dizer que ela é determinante para o insucesso de qualquer pessoa, independentemente da área em que atua.

As razões para perder o amor e a vontade que motivam você fazer aquele trabalho podem ser muitas, algumas partindo de você mesmo e outras envolvendo terceiros, como chefes e equipe de trabalho.  Muitas pessoas buscam no coaching exatamente a solução para este problema e o primeiro passo é reconhecer essas razões, o que verdadeiramente está te desmotivando no trabalho.

Conhecendo as razões da desmotivação no trabalho

As razões mais comuns para desmotivação no trabalho são:

  • Salário

Sendo empreendedor ou funcionário, o salário é uma coisa que conta muito e pode motivar ou não a pessoa executar suas tarefas.  Podemos dizer que esta é uma das principais razões que desestimulam equipes ou líderes, sendo uma das primeiras razões. Qual a saída neste caso? Planejamento para quem paga salários, propondo plano de carreira e reconhecendo talentos. Quem empreende também tem que se planejar para ter o retorno a partir do seu próprio negócio.

  • Local de trabalho

O local de trabalho é a outra razão para desmotivar o funcionário.  Quando falamos sobre o ambiente precisamos ter em mente duas questões: Equipamento de trabalho, a chamada ergonomia, e também o clima entre a equipe. Esses dois pontos formam o local de trabalho e quanto mais alinhado e organizado esses dois âmbitos, maiores são as chances de sucesso da empresa.

  • Falta de reconhecimento

Empresa que não reconhece o talento de seus funcionários rompe suas estruturas e não prospera.  Uma equipe deve ser sempre formada por talentos diferentes e cada um vai executar sua tarefa de acordo com aquilo que sabe fazer de melhor. A empresa deve perceber isso e o bom líder sabe observar cada um de sua equipe. Do contrário, é desmotivador continuar trabalhar sem qualquer reconhecimento, o que vai desde bônus até prêmios e outras atividades em equipe.

  • Horários

Outro problema comum para desmotivar no trabalho é o horário. Muitas pessoas que contratam estipulam um cronograma diário, com horário de entrada e saída. Porém, a realidade acaba sendo outra e muitos colaboradores acabam ficando além do horário, quase todos os dias.  Se isso acontece com você, certamente pode ser uma forte razão para te desmotivar no trabalho. Do contrário, quando há liberdade, faça agenda e organize sua vida, executando suas tarefas dentro daquele horário determinado.

  • Sem liderança

Sem um líder, pessoa e profissional capaz de observar a equipe e dirigi-la em todo o processo de produção, a empresa patina. É preciso sempre ter alguém que coordena e estimule a execução das tarefas. Um bom líder tem a capacidade de mediar conflitos, trabalhar com diferentes interesses e envolver toda sua equipe nos objetivos da empresa. Um líder de verdade consegue fazer sua equipe vestir a camisa da empresa.

Existem outras razões que realmente também desestimulam no trabalho, mas as citadas acima são consideradas as principais.

Desde meus 14 anos empreendo e sempre tive esses 5 pontos latentes em minha vida, estar sendo bem remunerado pelo que faço, ter liberdade de horários, receber palavras de afirmação e quando decobri o coaching entendi muitas coisas negativas e positivas que aconteceram em minha caminhada, uma decisão, um alinhamento de estado desejado, a busca por um emprego ou desenvolver o seu próprio negocio, tem que estar baseado em seus valores pessoais, linguagens de valorização, perfil comportamental, habilidades, sua história de vida e propósito!

“Impossível, ter sucesso em qualquer área da vida, sem ter a clareza desses pontos que citei acima!”

Qualquer ponto desse negligenciado, concerteza te trará desmotivação!

Nossa equipe de Coaches sabe exatamente como te ajudar, independente do seu estado atual, físico, financeiro, espiritual e emocional! Conte conosco!

Vinicius Almeida
Master Coach e CEO da Escola Nacional de Coach

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *