Falta coragem para alcançar suas metas?

Determinação é fundamental para vencer o medo na hora de empreender

O empreendedorismo precisa de uma série de ingredientes para dar certo. Como numa receita, cada ingrediente faz a diferença bem como a dose que é inserida de cada elemento também. A determinação é um dos sentimentos mais importantes que uma pessoa precisa ter na hora de empreender. Só essa sensação pode eliminar o medo paralisante e dar força para enfrentar os desafios desta nova fase.

A palavra determinação se resume a coragem diante do desconhecido, a firmeza ao encarar um universo totalmente novo. A persistência, também sinônimo de determinação, é uma característica comum em quem já tem o empreendedorismo na veia e também pode ser aprendida com a mudança de crenças limitantes. Quem tem objetivo precisa de determinação, mas quem é determinado pode nem sequer ter um objetivo realmente construtivo. Em qual dos lados você se encontra neste momento?

Entendendo o papel da determinação no empreendedorismo

Empreender está estritamente relacionado ao empenho do indivíduo. Ao contrário de trabalhar formalmente para uma empresa, empreender requer mais força de vontade para realizar as tarefas do cotidiano, para criar estratégias, conhecer o mercado e colocar ações em prática. Você se sente preparado para isso? A princípio é normal que todos digam sim, mas algumas dicas podem te ajudar a refletir para tomar uma decisão mais segura. Aliás, você sabia que a determinação está relacionada ao amadurecimento da pessoa?

  • Objetividade

Uma pessoa determinada é muito mais objetiva, trabalha com fatos e naturalmente contorna problemas, uma característica comum em empreendedores. Objetividade está longe de ser frieza, é apenas uma maneira de viver um desafio sem olhar pelo lado negativo, vendo só os problemas. A objetividade quer solução.

  • Capacidade de escolha

Um bom empreendedor precisa estar pronto para fazer escolhas. Um exercício simples pode te indicar o caminho, se você já trabalha com essa capacidade ou precisará exercitar isso. Pense na sua vida hoje, o que verdadeiramente você escolheu com um sim ou não? Você escolheu de forma consciente? Vale refletir, pois as escolhas acontecem sempre na vida de um empreendedor.

  • Não se culpa pelos erros

Errar é uma maneira de encontrar o caminho certo. Já pensou num carro sem frio? Em qual velocidade você andaria hoje? Lentamente? Um carro com freio deixa você andar mais rapidamente. Um ou mais erros são comuns e cada um pode ser avaliado pessoalmente por você, apenas quem cometeu a falha. Essa reflexão é apenas para encontrar a alternativa para resolver a situação e encontrar novos rumos, evitando assim os erros repetidos.

  • Abandona o julgamento dos outros

A determinação é fundamental no empreendedorismo para você não ouvir o julgamento dos outros. Criar algo novo é desafiador e realmente pode dar certo ou não, mas é preciso determinação para apenas você ouvir especialistas e a si mesmo na hora de entrar em ação. Do contrário, não escute ninguém, não dê espaço para comentários que não serão construtivos.

  • Determinação também é aceitar a vida

Uma pessoa determinada envolve seus objetivos e faça sua trajetória contando consigo mesmo, com quem verdadeiramente está no jogo. Formar uma equipe e empreender exige jogo de cintura, mas isso não quer dizer que todos vão compartilhar do seu objetivo. Portanto, mesmo que haja uma dança das cadeiras, lembre-se que o seu objetivo é maior e sua determinação precisa estar firme diante a realidade.

Esses são 5 de vários sinais que revelam se a pessoa tem a determinação suficiente para empreender. Quem ainda não tem, pode alcançar isso com a transformação de pensamentos e crenças limitantes. Lembre-se, você pode começar a mudar agora, hoje.

A equipe da Escola Nacional de Coaching está preparada para te ajudar nesse processo! CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO!!!

Compartilhe esse artigo com as pessoas que você ama!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *