A ansiedade se tornou um grande mal desde o final do século XX, sobretudo, e início de século XXI. Vem, com isso, se consolidando como um transtorno de altas proporções, em nível mundial, isto é, uma verdadeira epidemia.

Com um modelo de vida moderno, cobranças intensas e projeções de futuro mutáveis, aliado às inseguranças pessoais, profissionais, sociais e de perspectiva de futuro, a ansiedade se consolidou na vida de milhões de jovens, adultos e até mesmo idosos, trazendo grandes riscos a todos.

Várias são as medidas para controlar a ansiedade; porém, passam por uma mudança de atitude no âmbito pessoal, sendo essencial se voltar para o autoconhecimento e controle de atitudes no dia a dia. Isso pode levar a um melhor equilíbrio do ser humano. 

Muitos aspectos são influenciadores da ansiedade, a qual provoca diversas reações mentais, atingindo a saúde das pessoas de diversas maneiras.

A seguir, veremos como a ansiedade pode prejudicar sua vida e formas de evitar ou tratar esse mal. Boa leitura!

Como a ansiedade afeta sua vida

O aprofundamento do conhecimento sobre como a ansiedade pode prejudicar sua vida vem trazendo conclusões bastante importantes que permitem direcionar tratamentos e melhorias no processo pessoal para poder manter a ansiedade sob controle e, em muitos casos, até mesmo conseguir estabelecer um novo patamar de vida para aqueles que sofrem com esse tipo de quadro.

Assim, é importante apresentar o que esse transtorno pode provocar na vida de uma pessoa, visando buscar soluções para reduzir a ansiedade e, consequentemente, manter tais situações sob controle.

Vários fatores a seguir mencionados podem ter causas não relacionadas à ansiedade ou somente a ela. O que caracteriza essa relação é a frequência com que a pessoa se mantém preocupada, muitas vezes sem razão, interferindo com mais habitualidade em sua vida. 

QUERO DIMINUIR A ANSIEDADE E TER AS RÉDEAS DA MINHA VIDA

1.     Insônia

Um dos exemplos mais reais de como a ansiedade pode prejudicar sua vida, a insônia ou desconforto ao dormir sem qualquer motivo físico, é um destaque.

Quando se tem problemas para dormir e as preocupações ocupam sua mente, certamente a qualidade de seu sono estará comprometida, levando vários danos à sua saúde.

2.     Fadiga

Cansaço por longo tempo, falta de ânimo em realizar tarefas, impressão de ter acordado sem descanso suficiente… todos são sintomas de como a ansiedade pode prejudicar sua vida.

A ansiedade consome suas energias e contribui para que, dificilmente, você possa descansar de forma adequada, influenciando em sua rotina e convivência social, prejudicialmente.

3.     Dores de cabeça

Sentir pontadas na cabeça e dores com maior duração sem qualquer causa aparente também é um dos sintomas de como a ansiedade pode prejudicar sua vida.

A tensão provocada por esse transtorno atua diretamente para reforçar uma preocupação constante e que acaba atingindo de forma bastante intensa as funções cerebrais, provocando dores de cabeça insistentes e muito mal-estar.

4.     Tensões musculares

Quando se desenvolve esse transtorno de ansiedade é comum ocorrer tensão muscular, da mesma forma que ocorre no cérebro.

Dessa forma, a pessoa pode apresentar tremores constantes e sem motivo, assim como dores pelos músculos superiores ligados aos braços, trazendo grande mal-estar e comprometendo as atividades normais cotidianas.

5.     Bruxismo

Um aspecto de como a ansiedade pode prejudicar sua vida está relacionado a tensões pelo corpo, assim a pessoa pode desenvolver o bruxismo ao dormir.

Esse fenômeno ocorre pelo atrito dos dentes devido a inexistência de relaxamento ao dormir.

Esse tipo de doença pode levar a perda de dentes, comprometendo, assim, a mastigação correta da alimentação, o que gera outros problemas de saúde.

6.     Problemas de concentração

Para que se possa entender a extensão de como a ansiedade pode prejudicar sua vida, esse transtorno interfere também na concentração das pessoas que sofrem com esse mal.

Normalmente, as pessoas se mantêm dispersas e com foco somente no futuro, sem conseguir manter a atenção em tarefas, leituras e até mesmo no lazer.

Podemos afirmar que nesse caso a pessoa se desloca do tempo presente para algo que a estará perturbando no futuro – mesmo sem ter certeza se tal fato se tornará real, ou será apenas uma fantasia, ou hipótese. 

São expectativas que podem não se realizar, mas que desviam a atenção de forma intensa.

7.     Disfunções no estômago e no intestino

Problemas no estômago, como o desenvolvimento de gastrites e úlceras, são exemplos constantes de como a ansiedade pode prejudicar sua vida.

Normalmente, o sintoma mais comum  são incômodos na região do estômago, pois está é uma área sensível a quem tem transtorno de ansiedade. .

Além disso, são identificados problemas no intestino, como constipação ou diarreias.

8.     Irritações

A irritabilidade passa a ser o natural em pessoas ansiosas, isso eleva taxas vitais do organismo, podendo desenvolver menor tolerância a situações cotidianas e aumento da pressão sanguínea e diabetes.

A pessoa tende a ficar com uma predisposição à impaciência e agressividade.

9.     Problemas cardíacos

Um grande fator como a ansiedade pode prejudicar sua vida relaciona-se à condição cardíaca da pessoa que sofre com esse tipo de transtorno.

Ocorrências de palpitações constantes, alterações do ritmo cardíaco e arritmia passam a frequentar a rotina das pessoas, podendo levar a quadros agudos de insuficiência cardíaca.

10. Depressão

A pessoa pode transitar de ansiedade para depressão. Consequentemente, surgirão problemas sérios que podem afetar a sua vida de forma intensa.

Tratar a ansiedade para que não chegue a esse estágio é uma tarefa que deve ser perseguida e que está muito ligada a uma mudança quanto a posturas e solução dos padrões de autossabotagem e crenças limitantes  que afastam você de seu real caminho na vida.

QUERO TER CONTROLE SOBRE MINHAS EMOÇÕES

 

Conclusão sobre como a ansiedade pode prejudicar sua vida

Várias são as consequências de como a ansiedade pode prejudicar sua vida e, dessa forma, deve ser adotado um método para reduzir a ansiedade e mantê-la em níveis adequados de preocupação.

Note que, somente o fato de se preocupar é algo inerente ao ser humano. O problema é quando a preocupação ocupa maior espaço na vida das pessoas que o normal.

Nesse caso, as consequências para saúde e bem-estar acabam sendo muito ruins, podendo levar a doenças graves, o que deve, claramente, ser evitado.

Mas você pode afastar a ansiedade de sua vida, de forma permanente.

O Método LifeTime foi desenvolvido para ajudar você a eliminar padrões de comportamentos sabotadores e restabelecer seu equilíbrio emocional através de ferramentas que promovem o autoconhecimento e assim o domínio de seus pensamentos e sentimentos.

Trata-se de um caminho excelente na busca de cura da ansiedade de forma natural, dando novo foco à sua vida.

Contar com a colaboração de uma equipe profissional de treinadores comportamentais e especialistas em Inteligência Emocional para o desenvolvimento da mente humana é um excelente passo para alcançar sucesso na aplicação dessas linguagens. Veja aqui como poderemos lhe auxiliar no processo. Vamos rumo à vitória!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *