“Me sinto inferior”: Veja como eliminar a autossabotagem e mudar sua vida!

Um dos sentimentos que alimentam a autossabotagem é a inferioridade, quando a pessoa se sente menos que a outra, mesmo quando não é esta a realidade. Há fatores internos e externos que dão vida a este sentimento negativo e que muitas vezes é responsável por distorcer a realidade.

Entendendo como a relação da inferioridade e da autossabotagem

Num mundo onde cada vez mais a beleza importa, é comum encontrar mulheres e homens insatisfeitos com seus corpos, com suas características físicas. Nesses casos, podemos enquadrar os fatores externos, esses que estão relacionados ao padrão da sociedade.

Nos fatores internos, temos o modo como à criança é criada e estimulada, se sofreu comparações e críticas severas sem qualquer apoio para transformar o “errado” em “certo”.  Em muitos casos, a inferioridade está ligada a expectativa não alcançada em relação aos pais e/ou professores ainda na infância e começo de juventude.

Como outros sentimentos, a inferioridade precisa ser observada e analisada pelo próprio indivíduo e isso deve acontecer com a presença de um Coach, pois é este o profissional capacitado para trabalhar essas crenças e planejar o seu futuro com novas atitudes;

Exercícios ajudam a entender e vencer a inferioridade

Alguns exercícios são aplicados no programa de coaching para que o cliente encare seus sentimentos e supera a inferioridade.

  • Entendendo a sensação

Um dos primeiros passos é entender em quais situações você se sente inferior: É perto de pessoas mais ricas, pessoas mais bonitas ou inteligentes? A partir do entendimento dessas situações, é importante você pensar e comparar no que ele exatamente são melhores que você e o que você sabe fazer de melhor que possivelmente eles não saibam. Equilibre essa balança.

  • Dê espaço para a razão

Quase sempre o sentimento de inferioridade é alimentado pela emoção negativa. Selecione o que você acredita ser os seus piores defeitos e faça uma análise por meio da razão. Será que isso é tão ruim como você imagina?

  • Dê espaço para você

O sentimento de inferioridade também está relacionado ao desejo de ser outra pessoa, de viver outra realidade. Mude essa forma de pensar e busque novos horizontes. Se sua vida atual não está como você queria, busque um coach para ajudar a mudar isso, planejando passos novos para um futuro melhor e sem essa sensação.

  • Diga não a autossabotagem

Não deixe de fazer algo acreditando que você é incapaz, que não se enquadra naquele determinado desafio. Elimine o pensamento: “Eu não vou conseguir esse emprego porque sou incapaz”. Esse sentimento negativo só dá mais força para o sentimento de inferioridade.

  • Trabalhe a auto-confiança

Pensar positivo e ter ações construtivas ajudam a resolver esse sentimento. Você começa a perceber as mudanças  com o tempo, observando as mesmas situações que afloravam a sensação de inferioridade com outros olhos.

A Escola Nacional de Coaching-ENAC além dessas dicas desenvolve

a treinamentos presenciais e onlines

Onde os Treinadores e especialistas em desenvolvimento humano te ajudam a desbloquear seu potencial máximo e alavancar seus resultados.

Preparamos um E-Book onde listamos uma passo a passo para ajudar você a Desenvolver sua Inteligência Emocional e Aumentar sua Produtividade

Baixe agora mesmo clicando na imagem abaixo!

Compartilhe