Talentos: Você conhece os seus?

Quando falamos em qualidades e talentos, quase todo mundo engasga para responder. Parece difícil falar bem sobre si mesmo e isso é algo bem cultural aqui no Brasil. Mas, a verdade é que precisamos sim nos observar de forma clara e positiva. Afinal, você conhece seus talentos?

Muitas pessoas não praticam alguns exercícios básicos de vida, como observar suas ações e analisar as consequências, boas ou ruins, sobre determinados fatos. A verdade é que este exercício é muito rico e é por ele que a pessoa consegue descobrir seus pontos fracos e fortes, sendo este último o foco deste artigo.

Conheça seus talentos seguindo esses passos

Elaboramos aqui alguns pontos importantes que vão ajudar você a conhecer seus talentos. O autoconhecimento é quem te leva para essas respostas e muitas decisões importantes na vida surgem a partir desta observação de si mesmo.

  • O que você mais gosta de fazer?

Quais são as atividades que você desempenha naturalmente? Na verdade, não são apenas as atividades que você faz com amor que vão te dar a resposta. A reflexão fica exatamente sobre quais os talentos que você aplica nesta atividade. Por exemplo, quem trabalha com atendimento ao publico, que gosta de interagir e de falar, sabe que seu talento está no relacionamento. Muitas vezes, a pessoa nem trabalha na área, mas gosta desta relação. Portanto, seu talento é a comunicação e o relacionamento.

  • Pontos fortes

Pensando no seu dom natural,  qual a próxima etapa então? Quando falamos em relacionamento, como no exemplo acima, podemos imaginar a pessoa que sabe lidar com conflitos ou opiniões diferentes dentro de uma equipe. Diante disso, o que podemos dizer sobre a pessoa? Em qual área profissional ela poderia aplicar esses qualidades?

  • Campo profissional

Na área profissional, a partir dessas observações, a pessoa pode tomar uma decisão melhor do que deseja fazer, com o que realmente gostaria de trabalhar. É por isso que a escolha de uma profissão não deve acontecer a partir de uma pressão, mas sim a partir dessa análise pessoal de atitudes, ações que acontecem em diferentes campos da vida.

  • Exercite

Quem quer ficar com um corpo bonito, pratica atividade física. Se você quer aprimorar esses talentos, o que deve fazer? Exercitar. Faça isso então a partir do reconhecimento dos seus talentos. Busque as oportunidades que vão exercitar seus dons, vá de encontro com situações que vão te estimular neste caminho.

Esses exercícios também acontecem no programa de coaching, onde o profissional faz todo um mapeamento do perfil do cliente, o que ele vive e deseja viver a partir do programa. As mudanças são resultados da aplicação de técnicas e exercícios indicados por este profissional. Lembre-se que alcançar aquilo que você deseja é apenas uma questão de planejamento, estratégia e ação. Não adie mais seu processo de autoconhecimento e abra as portas para o novo, fale com com um COACH ENAC AGORA MESMO!

Vinicius Almeida

Master Coach e Ceo da Enac

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *