O planejamento anual de qualquer pessoa é um assunto que sempre surge, sobretudo em épocas de mudança de ano, que carregam consigo diversas promessas e decisões que deveriam ser seguidas para alcançar um novo patamar na vida pessoal.

Porém, muitas vezes, o que se planeja não é alcançado, gerando frustrações consideráveis ao visar atingir planos e, em muitos casos, tendo que adiar projetos, bem como as expectativas que não serão atendidas.

Em outros casos, o planejamento não passa por ações efetivas, se baseando tão somente em simples promessas de fim de um ano, em nada se parecendo com um projeto sólido de início de um novo ciclo pessoal.

Nesse contexto, o planejamento pessoal deve ser o momento de definição de metas a ser alcançadas de forma direcionada e focada, para que possam ser obtidos resultados concretos ao final do período e que se possa iniciar uma fase de prosperidade por se ter chegado ao fim desejado.

Neste artigo, vamos demonstrar como fazer planejamento anual e que essa iniciativa seja atendida plenamente ao fim do ano.

Fatores que são obstáculos em relação ao cumprimento de seu planejamento anual

Existem alguns fatores principais que podem impactar em relação a seu planejamento anual. Devem ser considerados e conhecidos para que possam ser evitados, são eles:

Procrastinação

Este é um aspecto que impacta diretamente a respeito de resultados ruins e, assim, pouco adianta se empenhar em como fazer planejamento anual, pois nada será conquistado.

Sem motivação, a procrastinação toma conta e as metas são adiadas ou até mesmo esquecidas – e isso é certeza de fracasso.

Esteja sempre motivado e busque esse sentimento em todos os momentos, mantendo o objetivo de atingir o que propôs em seu planejamento. Tenha em mente algo bem simples: o ano corre, então, quando você olha suas metas com mais objetividade e até um certo senso de urgência, elas poderão ser alcançadas com mais motivação.

Autossabotagem

Como fazer planejamento anual, se você se autossabota?

Sim, isso mesmo, muitas pessoas simplesmente definem planejamentos, mas se consideram incapazes de fazer com que sejam alcançados. Isso ocorre por não acreditar naquilo que definiu, ou porque não concentrou seu foco em atingir os objetivos que queria alcançar.

Aí, começa um processo de autossabotagem que impacta diretamente sobre os resultados esperados.

É como se a autoconfiança deixasse de existir e tem a ver com uma avaliação errada sobre você mesmo, que não fez uma autoavaliação correta para identificar aquilo que deseja alcançar e que pode ser realizado mesmo tendo desafios a superar.

Definir e focar no que se deseja é o fator mais importante para ter sucesso.

Como conseguir fazer planejamento anual

 

Conhecimento pessoal

O autoconhecimento é a melhor forma de saber como fazer planejamento anual.

Quando se conhece e percebe o que deseja buscar, é possível saber qual o seu propósito e, assim, traçar planejamento adequado e que possa ser atingido com sucesso.

Quando não se consegue entender o próprio objetivo de vida, é impossível definir um caminho a seguir; nesse caso, qualquer caminho levará a um objetivo que certamente não é aquele que você deseja.

Conhecer sua identidade é o passo inicial para definir um planejamento adequado e que será cumprido sempre.

Concretizar o planejamento

O planejamento é a forma objetiva de se estabelecer o caminho aonde se deseja chegar.

Sem esse tipo de estratégia, fica impossível ter métodos de atingir em relação aos objetivos que se deseja. Contudo se, por ventura, você atingi-los, certamente será por algum fator que não teve sua participação e esforço diretos.

Saber como fazer planejamento anual corretamente é algo que deve levar em conta os objetivos pessoais em curto, médio e longo prazos – mesmo que sejam alvos que ultrapassem o período de 12 meses.

Definir metas e acompanhá-las

Para poder ter como fazer planejamento anual corretamente, as metas têm de ser definidas de forma clara e acompanhadas em detalhes. Isso permite que sejam tomadas medidas para entender se estão sendo cumpridas ou se necessitam de atuação mais intensa para suas correções.

As metas requerem ações que devem ser estabelecidas e cumpridas para que possa ocorrer um resultado seguro ao fim do ano. E, para isso, é importante que essas metas sejam devidamente controladas formalmente por meio de alguma ferramenta de gestão pessoal.

Conheça as ferramentas práticas para ajudar no planejamento anual

Existem vários recursos de controle que auxiliam a como fazer planejamento anual e seu acompanhamento pleno, acompanhando as metas definidas.

O importante é que tudo seja anotado e controlado usando ferramentas como planner, apps, agendas, entre outras, que, atualmente, ganham o auxílio da tecnologia. Todas essas ferramentas têm por finalidade facilitar a organização pessoal e o acompanhamento das definições estabelecidas no planejamento.

Importante é que esse acompanhamento passe a ser rotina em sua vida e destacamos a seguir alguns exemplos de recursos que podem auxiliar o controle de seu planejamento

Apps

Existem diversas opções no mercado e podemos citar os seguintes exemplos:

  • Microsoft To Do – permite organizar tarefas por lista e que podem receber informações quanto a seus status., com prazos de cumprimento e aviso;
  • Evernote – excelente ferramenta para lembrete e controle de atividades;
  • HabitBull – para acompanhar rotinas e administrar o tempo;
  • Speaktoit – auxilia na tomada de decisão e funciona como um assistente pessoal para gerenciar as atividades;
  • Trello – ferramenta muito popular para gerenciar tarefas com bastante variedade de recursos para facilitar a organização diária;
  • Homeslice – aplicativo que se destina a controle de despesas e rateio para quem divide moradia com outras pessoas e desejam equacionar seus gastos;
  • Google Agenda – auxilia a seu planejamento diário e o cumprimento de suas tarefas;
  • Forest – auxilia a focar em suas atividades, eliminando aquelas vontades de ‘escapadinhas’ em redes sociais.

Planner

Ferramenta de controle de atividades e compromissos, bastante usada por todos que desejam se organizar de maneira assertiva. Pode ser em versão física, ou digital. Serve para organizar finanças, projetos, atividades no dia a dia, entre outros.

Planilhas

Usar planilhas em Excel sempre é um ótimo recurso de controle, tanto para orçamentos individuais como coletivos. Porém, é importante que sejam atualizadas e analisadas para correção de desvios.

Quadro físico

Usado como um resumo de acompanhamento do planejamento, é uma boa forma de manter o controle geral do andamento de suas metas estabelecidas para o ano. Pode ser um quadro-negro de giz, um quadro branco, cortiça, painel magnético onde você afixe contas e lembretes. Enfim, é uma possibilidade bem versátil e prática para você estar sempre com sua organização e planejamento anual caminhando no passo certo.                                                  

Mural

Esse é um excelente recurso para quem deseja controlar de forma individual ou coletiva e que possam ser devidamente listadas com transparência para que todos possam auxiliar a atingir a meta estabelecida e conheçam como está se comportando. Também pode ser de diversos materiais, sempre com o mesmo sucesso. É o clássico que sempre funciona.

Autoavaliação de desempenho

Isso mesmo essa é uma ferramenta que auxilia a fazer uma reflexão sobre seu comportamento em atingir as metas estabelecidas e ajustar atitudes para melhorar seu desempenho.

Planejamento anual e organização pessoal

Embora esta relação pareça óbvia, este é outro ponto que impacta diretamente em como fazer planejamento anual de qualidade e que possa ser implementado com sucesso.

Você deve se organizar para adotar ações efetivas de cumprimento de suas metas e poder atingir os objetivos definidos.

Quando não se tem organização, é impossível efetuar o acompanhamento e ajustes necessários para atingir os objetivos que se deseja.

Organizar a rotina é fundamental para conseguir realizar o seu planejamento e obter os melhores resultados possíveis, sem frustrações ao fim do ano, e sim com muita satisfação por poder iniciar uma nova etapa em sua vida com desafios maiores e melhores.

Conclusão sobre como fazer planejamento anual com muito sucesso

Vimos neste post, formas práticas de como fazer planejamento anual de maneira correta para que possa ser concretizado com sucesso.

Como esse é um tema importante para qualquer pessoa, é decisivo contar com o apoio de um profissional que possa auxiliar nesse processo, a fim de obter os melhores resultados.

Uma das maneiras de conseguir atingir seus objetivos é participando de Imersão de Inteligência Emocional (método PSV), para conquistar equilíbrio emocional. E conhecer e dominar seus pensamentos e sentimentos é um caminho excelente para que seu planejamento anual dê certo e você possa alcançar um resultado excelente, batendo suas metas ao fim de um novo ano.

Contar com a colaboração de um coach profissional é um excelente passo para alcançar sucesso na aplicação dessas linguagens. Acesse nossa página, nós podemos auxiliar você nesse processo. Até já!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *